Quem Somos



A JUVENTUDE VOCACIONISTA?



A juventude Vocacionista (JUVOC) é um jeito dentre outros de levar às pessoas a espiritualidade e carisma da nossa Congregação, Sociedade Divinas Vocações. É uma juventude que tem como centro dinamizador da sua caminhada a Santíssima Trindade, comunidade de amor. Ela tem como papel fundamental, proporcionar à juventude um ambiente vocacional que as leve a descoberta e resposta ao chamado de Deus. O campo de ação é o dia-a-dia, onde os jovens estão inseridos no relacionamento com os diversos setores da sociedade, despertando nas pessoas o cultivo da vocação a vida, transformando as realidades que as cercam, propondo um novo ardor vocacional; a quem? Às crianças, adolescentes e jovens. Antes de tudo, a JUVOC quer que seus membros se relacionem, respeitando as diversidades, contribuindo para que na veia das pessoas circule cada vez mais a sensibilidade para acolher o chamado de Deus, um chamamento que se manifesta de várias formas. Enfim, a JUVOC é essa extensão de algo pensado por Padre Justino, no que diz respeito ao carinho e atenção para com a Juventude de sua época, e que para nós é a atualização deste mesmo amor. Venha participar conosco!


Processo formativo da JUVOC.
Tendo presente à dinâmica cultural de cada região onde se encontram as juventudes, a JUVOC preserva esse principio de respeito, mas a mesma possui um itinerário próprio que deve se adequar ao que fora dito anteriormente.
Temas a serem abordados:
* A Espiritualidade de um modo geral (espiritualidade integradora cristã);
* A espiritualidade Vocacionista (como liga-la hoje com a nossa caminhada);
* A História da Congregação Vocacionista, no mundo e no Brasil;
* O Carisma Vocacionista;
* Pensamentos do Beato Justino da Santíssima Trindade;
* Atualidades sociais;
* Politica;
* Formação humana (afetividade, sexualidade e demais temas a escolha do grupo, uma vez que seja de relevância para o mesmo);
* Bases Bíblicas usando a (Lectio divina – Leitura orante).
Obs.: Os temas que são sugeridos estarão abertos para eventuais modificações segundo as demandas do grupo. O que se pede é que dê muita atenção e carinho ao que é especifico nosso (Somos uma juventude Vocacionista – chamada a viver o carisma em nosso dia-a-dia, sempre mais e melhor ajudando aos jovens descobrirem e viverem a vocação na qual Deus os chamou).
Pede-se carinhosamente a pessoa que acompanha a JUVOC que possivelmente a cada mês enviar um relatório simples falando sobre o andamento do grupo. Se precisar de materiais, dúvidas ou quaisquer necessidades. Todos os religiosos Vocacionistas já estão cientes daJUVOC e se precisar de qualquer coisa é só procurá-los.



Beato Justino da Santíssima Trindade e a JUVOC
Para falarmos em Justino é necessário recorrermos a sua experiência com as crianças de sua época, o quanto elas amavam o padre Justino, ou melhor, o seminarista em férias, que abria mão de seu tempo com a família para estar com as crianças e instruindo-as nas questões da fé, tendo a catequese como método. A JUVOC é chamada a não perder tempo, não avidamente segundo o capitalismo selvagem, mas segundo o compromisso com Deus e com a fé que assumiu.
Como Justino que a todo instante estava a serviço daqueles meninos e de suas famílias a JUVOC é motivada a ajudar os jovens que estão fazendo experiência de namoro. Como ajudar? Por meio de palestras e mini encontros como já fora dito no primeiro regulamento da JUVOC. Justino acompanhava os meninos não só para direcioná-los a serem padres ou religiosos, mas para prepara-los também para a vida social. A JUVOC por meio desse estimulo Justiniano é motivada a ajudar as crianças, adolescentes e jovens para assumirem seu papel na sociedade e na Igreja.
Padre Justino tinha um enorme carinho para com os operários de sua época – certa feita ele celebrava a missa as 04h30min da madrugada para que os operários pudessem desfrutar da santa ceia, ou seja, Justino tinha um imenso carinho para com os trabalhadores da sua época.
A JUVOC percebendo o contexto sócio histórico dos jovens no campo do trabalho deve possibilitar a eles espaços livres onde os mesmos se encontrem com a profissão que mais tem habilidade, sendo assim pedirá ajuda de trabalhadores de diversas áreas para que eles expliquem aos jovens o especifico de sua atividade para ajuda-los na escolha da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário