quinta-feira, 7 de junho de 2012

40 ANOS DA PARÓQUIA

História da Paróquia

A Igreja da Lapinha foi decretada Paróquia no dia 09 de junho de 1972 pelo Arcebispo Primas do Brasil Dom Avellar Brandão Villela. O primeiro Pároco nomeado foi o reverendíssimo Pe. Luigi Bellopede no dia 16 de agosto, onde permaneceu ate 1974.
Para dar continuidade aos trabalhos paroquiais, foi apresentado para a comunidade um jovem padre recém- ordenado  Pe. José Maria Souza Pinto, o segundo pároco da Lapinha. Ao assumir a administração da paróquia foi rejeitado pela comunidade, uma igreja considerada tradicional não aceitava as mudanças atuais.
A Lapinha em 1912 por ser administrada pelos Padres Agostinianos, teve grande influencia na devoção de Nossa Senhora da Consolação, Santa Monica e Santo Agostinho. Em 1974 o Pe. Pinto organizou o seu primeiro evento na Lapinha, “A festa da Consolação” um festa que reunia muitos devotos.
Em 1975 na maior festa de largo na Lapinha “Festa de Reis” , o pároco por alguns motivos quis tornar a festa que era considerada profana em uma festa religiosa, começando pela benção das Barracas. “Esse é o nosso terno” diz Pe. Pinto, com muita dificuldade para entrar na União dos Ternos, ele não desanimou até conseguir. “O terno da Paróquia” como era chamado, teve a motivação, dedicação e organização da comunidade com ajuda do pároco. A primeira ala a ser formada foi com o apoio e animação da Liturgia. Para a melhor compreensão da comunidade foi organizado palestras com Consuelo Ponder e outros, para a comunidade e os Barraqueiros.
O primeiro estandarte foi desenhado pelo Pe. Pinto e confeccionado por Abigail Valoer  . Ao decorrer dos anos, o terno foi crescendo e em uma de suas missas o padre tem uma inspiração para o nome do terno da Lapinha: “Anunciação, aquele que anuncia os outros ternos” diz ele.O Segundo estandarte foi novamente desenhado pelo Pe. Pinto e confeccionado do Ilda.
Em 1987 foi iniciado a construção do Centro Comunitário com recursos  do exterior e em 1988 foi a inauguração.
Dom Avellar em uma de suas visitas, aconselhou que removesse as escadas dos altares laterais. Na reforma os azulejos forma encomendados ao artista plástico Alemão Udo, idênticos aos originais. Logo depois em 1994 foi realizado a construção de Pilastras e Grades na parte externa da igreja, projetado pelo Pe. Pinto. Ele também fez a reforma do Forro, pilastras e altares. No presbitério ouve umas mudanças, foi retirado o Mosaico Original chamado de escariole e substituído pelo Mármore.
Uma Paróquia muito dinâmica, com muitas atividades, teve ajuda do Pe. Jose Maria Souza Pinto por 32 anos de doação e dedicação, um serviço aplausível.
No ano de 2006 novamente foi apresentado um jovem Padre que tina acabado de chegar de uma missão, Pe. Roberto da Silva, uma mente nova, com novos projetos para prosseguir com as atividades da Paróquia. Com um enorme carisma, conquista os paroquianos através de seus esforços para a melhoria da comunidade.
De 2007 para 2008 foi realizado uma reforma na pintura externa da paroquia, com a colaboração de paroquianos e realizações de eventos. Em 2009 novamente recebeu um novo Padre, Pe.José Lino, prosseguindo com as atividades com muita animação. Depois de 3 anos sem se apresentar o Pe. Lino com ajuda de paroquianos consegue colocar na rua, com muito esforço o Terno Anunciação, resgatando uma tradição da paróquia e da Comunidade. Permaneceu na administração paroquial ate setembro de 2010. Nesta mesma data tomou posse o nosso atual pároco Pe. Valnei Pamponet, onde com muita dedicação mantem as atividades da paróquia ajudando a retomar os trabalhos de algumas Pastorais.















Nenhum comentário:

Postar um comentário